COMPORTAMENTO + SAÚDE

Eu sabia que não ia dar certo

Foi descoberto o Brasil. Foi chegando “seu Cabral”. Como diria o pessimista: “Eu sabia que não ia dar certo”. Essa foi a sina do Brasil.

Foi por um país católico em tempos de inquisição que o Brasil foi colonizado. Foi aqui que o índio foi subjugado e o negro acabou escravizado. E às pressas para salvar a vida, o judeu chegou refugiado. Nessa terra explorada, eu sabia que ia dar tudo errado.

E, aos poucos, o país Brasil foi ficando mais complicado. Gente muito rica, gente muito pobre. Povo simples discriminado. Favelas e indigentes se multiplicam; o morro está dominado.

A política mata esperanças. Todo corrupto está confortado. De repente, no “vai dar tudo errado”, surge o inesperado.
Como no Israel antigo, no tempo passado:

Quando o Deus eterno manifestou-se revelado. Seus caminhos improváveis fizeram dar certo o errado!

Foi aqui que os povos em conflito encontraram um abraço apertado. Foi aqui que “meu nego” tornou-se afago acarinhado. Foi aqui que numa América bélica e dividida que o país ficou unificado. Foi aqui meio “sem querer” que o território ficou muito ampliado. Aqui se vê a maior riqueza natural de tudo que já foi encontrado.

Foi aqui que de todo lugar chegou todo tipo de refugiado. Foi no Brasil que negro e branco, judeu e árabe, japonês e coreano foram irmanados. Foi aqui que o Evangelho chegou aos poucos, mui apequenado. Foi aqui que a Palavra cresceu no meio de um povo pra lá de bagunçado.

Em meio à loucura até o Evangelho acabou contaminado. Mesmo assim, o povo é evangelizado e o crescimento é desenfreado. No meio de tanta incerteza, surge um povo pra lá de apaixonado. Juntou o melhor do brasileiro com a graça inefável do Senhor amado.

Essa gente abençoada sai de madrugada pra atender o necessitado. Essa gente amada, ignorada, mostra solidariedade ao desamparado. Com a cara e a coragem vira missionária para o drogado.

Esse povo maluco que vai fazer missão em lugar que jamais foi visitado. É gente estranha que pouco entende Teologia, mas chora pelo Senhor crucificado. Que faz tudo errado e se arrisca ajudando a quem não paga o que foi emprestado.

Não tinha como dar certo. Era pra dar tudo errado. Nunca foi explicado. Quem o Brasil conhece e aqui foi abraçado, vai embora chorando, abalado. Quem viaja o mundo e aqui vem pisar, logo vê que pra sempre foi mudado.

Não sei explicar. É complicado: Pois esse povo também é prá lá de complexado. Acha bonito tudo o que é de fora sem ver seu país diferenciado. Mas, mesmo assim, diz que Deus é brasileiro, sem nem ficar corado.

Que heresia. Deus não é brasileiro nem estrangeiro. Nem vale ser comentado. Mas que ele resolveu visitar essa terra, ninguém poderá ter duvidado.

Por isso, não perco a esperança na terra “onde vai dar tudo errado”. Em anos, vi milhões de um povo que tem sido transformado. Gente de Deus, missionária, confiante, esperançosa que o mal tem incomodado. Esse Deus é surpreendente. Resolve agir com graça, onde nada podia ser esperado.

O Brasil é um estranho país onde o Pai soprou seu vento abençoado. Essa terra de todos os povos, onde nada ia dar certo, tudo está sendo mudado. Afinal, o Deus de toda a graça, sempre fez dar certo o que só podia dar errado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s