ARQUITETURA

Casa produz sua energia, água e alimentos

Estudantes da Universidade de Munique, em parceria com estudantes da Universidade do Texas, projetaram a Nexushaus uma casa que além de ser sustentável, em termos de energia, água e alimentos, tem um custo acessível. A casa possui uma cozinha com sala de jantar, sala de estar, um quarto, um banheiro e um escritório.

Ela foi desenvolvida para um concurso internacional, e feita com materiais sustentáveis e sistemas eficientes para a produção de toda a energia, o reuso da água e os alimentos. Esta energia é gerada na casa e garante o funcionamento, da iluminação, eletrodomésticos, eletrônicos, ar-condicionado e o abastecimento de um carro elétrico.

Além dos painéis fotovoltaicos para gerar energia elétrica para a casa, os alunos criaram um sistema de aquecimento térmico solar de água e uma bomba de armazenamento. 

Uma cisterna capta a água da chuva, que passa por um sistema de filtragem, tornando-a potável, enquanto a água cinzenta também passa por um tratamento e é usada na máquina de lavar, pia, chuveiro, irrigação e abastecimento do sistema aquapônico para a produção de alimentos.

A aquaponia é um sistema que associa o cultivo de plantas à criação de peixes. Este modelo é tão eficiente que pode economizar até 90% de água em relação ao plantio tradicional. Por ser totalmente fechado, ele ainda evita o descarte de efluentes no meio ambiente.

Além de ser eficiente em água, energia e produção de alimentos, a NexusHaus ainda foi planejada com um design inteligente de uma casa passiva, que foi planejada para garantir conforto independente da época do ano. Na área central da residência, que pode ser fechada ou aberta, de acordo com a estação do ano. 

Fontes e Imagens: Ciclo vivoArchitect magazine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s