ARQUITETURA

Equações descobertas

Há anos, muitos anos, vimos alertando que no que tange à questão habitacional, sobretudo de 0-3 e 3-6 salários mínimos se a conta não fecha, é preciso mudar a conta. Muitos aqui já me ouviram falar isso.

Para se obter um resultado, qualquer resultado, em qualquer campo, é preciso estabelecer o objetivo, selecionar as condicionantes – determinantes ou variáveis – e montar a equação. É mais simples do que parece. A isto se chama, em alguns campos do conhecimento, de modelo de negócio.

Ou seja, se a equação não fecha, não atinge o objetivo, mude a equação.

Rebalanceie as condicionantes. Assim sendo, se o objetivo é fazer habitação, lhe prover acesso, girar a economia, aumentar a riqueza coletiva e individual e, por que não, sim, ganhar dinheiro, o processo e a cadeia produtiva serão um.

Se na equação acima você acrescentar desenvolvimento tecnológico, sustentabilidade e questões ambientais a conta será outra. Se acrescentar cultura, bem estar, saneamento, mobilidade, será outra ainda… Porém, se por outro lado, das variáveis da equação acima se escolher apenas uma, duas, três no máximo e, pior, travesti-las de determinantes, o processo e a cadeia produtiva serão outros. A conta será outra, muito parecida com a que temos e resulta nisso que está aí… (neste ponto, se der e tiver coragem, abra sua janela e olhe à sua volta).Ou seja.

Está claríssimo, há décadas, que o modelo de negócio da construção civil no Brasil, que resulta no e vem do modelo de desenvolvimento urbano, que por sua vez vem do e resulta no modelo de desenvolvimento econômico e do tipo de capitalismo adotado, em especial no setor residencial, não funciona para determinados objetivos, sobretudo os mais abrangentes. Mas, se está claro que não funciona, então, por que não muda?

Monte uma equação e descubra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s