ARQUITETURA

Meio Centro

Há tempos reclamo que a baixa instrução que se tem em geometria é definitiva para agravar a já muito grave deficiência cognitiva que caracteriza nossa sociedade contemporânea. Não se consegue discernir os pontos focais. Não se circunscrevem as questões ou suas dimensões e decorrências.]

Geometria, mesmo a plana, mais simplinha e popular, é pura filosofia. É uma das mais importantes ferramentas inventadas pela humanidade para entender o mundo , sobretudo, nele sua própria inserção.

Não saber os rudimentos da geometria faz com que não se consiga reconhecer, nem mesmo do ponto de vista sensível e intuitivo, conceitos elementares como ângulo, sentido, direção, reta, curva, agudos, obtusos, plano, inclinado, triângulo, diâmetro, raio, referência, ponto de vista e, sempre necessário, ponto de fuga…

A coisa está tão grave que hoje já não se consegue sequer uma compreensão do que seja lado e, pior, muito pior, meio, média, proporção e, aí danou-se, centro.

Por exemplo, está havendo uma aceitação que, acredito, vem deste problema cognitivo agravado pela dificuldade com os conceitos básicos de geometria plana de que a panaceia (panoptica?) da vez é uma tal terceira via, como se ela fosse um eixo de simetria e, mais doido ainda, de centro.

Ou seja, a apenas um ano e um mês das eleições, continua por aqui vigorando a incapacidade de compreensão de que a menor distância entre dois pontos pode ser uma reta, mas nem sempre, que simetria se estabelece a partir do ponto de vista, que por sua vez depende da posição e do lado em que está o observador e que o centro (seja ele um centrinho ou um centrão) pode até ficar no meio da própria roda, do seu próprio círculo.

Mas, não fica nem no centro do universo, nem no meio do caminho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s