ESPIRITUALIDADE

Notas Jeremias 50:6 – Comentado e Explicado

Era meu povo qual rebanho de ovelhas perdidas. Seus pastores as tinham perdido ao azar das montanhas; caminhavam por montanhas e colinas, esquecendo-se de seu aprisco.
Jeremias 50:6

Comentário de Albert Barnes

Seus pastores … montanhas – Alguns traduzem: Seus pastores, isto é, governantes civis (nota Jeremias 2: 8 ) “os levaram a se desviar das montanhas sedutoras”. – as montanhas são os locais habituais onde a idolatria era praticada.

Seu local de descanso – Sua dobra Salmo 23: 2 .

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 50: 6 . Seus pastores – eles os rejeitaram  eles os afastaram da verdadeira adoração a Deus realizada em Jerusalém, para sacrificar aos ídolos nas montanhas e nos altos. Ver cap. Jeremias 2:20 , Jeremias 3:23 .

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 50: 6-7 . Meu povo perdeu ovelhas – Todos os homens são comparados com ovelhas que se perdem , Isaías 53: 6 . Aqui, esse caráter é aplicado aos judeus, a quem Deus chama de povo, por causa da antiga aliança feita com seus pais. Dizem que eles foram perdidos, por causa do cativeiro, sendo expulsos da terra que Deus lhes deu, como as ovelhas são perdidas do pasto, ou em relação às idolatias e outros pecados. Seus pastores os levaram a se desviar – Seus governadores civis e eclesiásticos têm sido as principais causas de seus pecados e misérias: os primeiros, por suas ordens e exemplos perversos, os segundos também por exemplo e por doutrina. Eles os rejeitaram nas montanhas – eles os afastaram da adoração correta de Deus, realizada no templo, para sacrificar aos ídolos nas montanhas e lugares altos. Ele faz alusão a ovelhas que andam de um lado para o outro através dos enrolamentos e reviravoltas das montanhas. Eles foram de montanha em colina – De uma espécie de idolatria para outra. Eles esqueceram seu lugar de descanso – Ou, seu rebanho, a saber, eles me esqueceram, em cujo amor e serviço, em cujo favor, proteção; e o cuidado de encontrar apenas descanso, segurança e conforto. Tudo o que os encontrou os devorou – Eles foram presas de seus inimigos por todos os lados. E seus adversários disseram: Não ofendemos – “Ao torná-los cativos. Jeremias apresenta os caldeus falando assim pela prosopopéia mais verdadeira; pois não poderia ser senão que os caldeus deviam saber as coisas que os profetas haviam predito a respeito do futuro cativeiro dos judeus; Nabucodonosor é uma testemunha, que deu ordens a seus capitães para preservar Jeremias: ”ver Houbigant. Porque eles pecaram contra o Senhor, a habitação da justiça – Um refúgio e proteção para aqueles que são justos e bons, e consequentemente um que não teria rejeitado os judeus se não o tivessem abandonado. Essa interpretação supõe que Deus seja aqui chamado, a habitação da justiça, que ele sem dúvida é, mas se os caldeus o chamariam assim pode ser uma pergunta. Outros, portanto, acham que a preposição é entendida, tornando isso o agravamento dos pecados dos judeus, de que eles foram cometidos em uma terra que deveria ter sido uma habitação da justiça. Assim é dito ( Isaías 26:10 ) que o homem mau negociará injustamente em uma terra de retidão.

Comentário de Adam Clarke

Meu povo perdeu ovelhas – Ele tem pena deles; pois seus pastores, reis e profetas os fizeram errar.

Eles foram de montanha em colina – Em todos os lugares altos eles praticaram idolatria.

Comentário de John Calvin

O Profeta, no sexto versículo, compara o povo de Deus com ovelhas perdidas: ele, portanto, diz que os judeus vagavam pelas montanhas e foram de montanha a colina. Ele joga a culpa nos pastores, pelos quais as pessoas miseráveis ??foram desencaminhadas. Não obstante, Deus não atenua a falha do povo; nem acusou os pastores como se sua maldade e perfídia absolvessem o povo; mas, pelo contrário, ele elogia a grandeza de sua própria graça, que teve misericórdia de um rebanho que estava perdido e sem esperança. Agora entendemos o desígnio do Profeta quando ele falou assim na pessoa de Deus: Meu povo se tornou ovelha perdida e os pastores os seduziram, nas montanhas os fizeram desviar-se, de montanha em colina. se foi; e ele diz que haviam esquecido de se deitar; (52) pois quando não há estação fixa, as ovelhas não têm lugar para descansar. Os bandos, sabemos, retornam à noite às suas dobras. Mas o Profeta diz que os judeus, quando dispersos, esqueceram de se deitar, porque não tinham habitação habitada. Em seguida, segue:

6. Ovelhas perdidas se tornaram meu povo; Seus pastores os fizeram errar, e os converteram aqui e ali nas montanhas; De montanha a colina eles foram; Eles esqueceram seu local de descanso.

O significado de ?????? é dado por setembro e Vulg., “ Fazendo com que eles vaguem ;” o verbo is? é virar; estar aqui reduplicado significa significar muito, ou outra e outra vez, ou aqui e ali; e isso é confirmado pelo seguinte: eles passaram, pelo ensino de seus pastores, de “montanha a colina”, isto é, de uma forma de idolatria para outra; e “esqueceu o local de descanso”, que era Deus. – Ed

Comentário de E.W. Bullinger

ovelha perdida. Compare Mateus 10: 6 ; Mateus 15:24 .

pastores: ou seja, governantes.

eles os rejeitaram nas montanhas = nas montanhas os seduziram: isto é, pela adoração idólatra praticada ali.

Comentário de John Wesley

Meu povo perdeu ovelhas: seus pastores os fizeram se desviar, eles os desviaram para as montanhas: eles foram de montanha em colina, esqueceram seu lugar de descanso.

Seus pastores – Seus governadores civis e eclesiásticos têm sido uma causa disso. Os primeiros por seus comandos e exemplos perversos; o último pelo exemplo, bem como pela doutrina.

Os transformou – para oferecer sacrifícios aos ídolos.

Da montanha – De uma idolatria para outra.

Esquecido – Eles me esqueceram.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s