CURIOSIDADES

Nosso corpo é templo do Espírito Santo. Como devemos nos cuidar?

Quando a bíblia nos diz que nosso corpo é templo do Espírito Santo o contexto nos diz que não devemos fornicar, adulterar, pois dessa forma estamos desonrando nosso Criador. Na mesma carta, Paulo menciona outras vezes que devemos cuidar bem do corpo, como forma de honrar a Deus. Neste texto vamos ver como é importante tomar cuidado de nosso corpo, ou seja, de nossa saúde, para que possamos ser bênção nas vidas de outras pessoas.

A Bíblia nos dá algumas dicas de como devemos nos cuidar. Trouxemos este texto de leitura mais leve para que o leitor possa entender que as Escrituras podem nos orientar em todos os aspectos de nossa vida, inclusive sobre nossa saúde. 

Cuidar de nosso corpo é importante para que o cristão possa servir ao Senhor com todo seu empenho. Como alguém do louvor, por exemplo, pode servir à igreja se não cuida de sua voz, ou de sua alimentação. Igualmente, quem prega, é atalaia, ou dá aula no departamento infantil, por exemplo, também precisa se cuidar para suportar as exigências de cada serviço. Não dá pra imaginar um missionário que tenha “frescuras” pra comer ou que não aguenta fazer uma caminhada de 15 minutos, não é mesmo? 

Vamos começar esta devocional com o versículo chave, que nos diz que nosso corpo é templo do Espírito Santo. 

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6:19 

A dica iniciar é manter nosso corpo saudável, com práticas saudáveis. Como dito, o contexto desta passagem nos mostra que devemos fugir do adultério e fornicação, que são hábitos não saudáveis. A Palavra de Deus nos orienta que devemos cuidar de nossa saúde, nos afastando de hábitos maus. 

Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal. Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos. Provérbios 3:7,8  

Basicamente, devemos seguir algumas orientações básicas para manter nosso corpo são, conforme as orientações médicas básicas. Vamos ver alguns desses aspectos. 

Boa alimentação 

Devemos buscar uma alimentação equilibrada. Assim como Daniel fez jejum de 21 dias se alimentando de legumes, devemos ter prazer em manter uma alimentação adequada e equilibrada, com proteínas, legumes e frutas. A Bíblia nos traz inúmeras passagens que nos orientam a nos manter longe da glutonaria. 

E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de GLUTONARIA, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Lucas 21:34 

Outro versículo muito conhecido sobre glutonaria está na carta aos Romanos 

Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Romanos 13:13 

Para honrar nosso corpo, devemos buscar uma alimentação saudável, assim, estaremos aptos a servir ao Senhor de forma mais ativa. As enfermidades nos impedem que sirvamos a Deus com empenho e dedicação. 

Aliás, quando falamos de boa alimentação, estamos falando de todas as práticas alimentares para manter a saúde, como beber muita água, pois devemos manter nosso corpo sempre bem hidratado. Basta perguntar a qualquer médico, qual a prática mais saudável que devemos ter, certamente ele vai mencionar a boa hidratação. 

Desintoxicação 

O termo mais correto seria, manter nosso corpo longe de produtos e alimentos tóxicos. 

Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito. Efésios 5:18 

Muitos cristãos procuram uma desculpa para manterem seus hábitos de consumirem bebida alcóolica ou fermentada, mas a Bíblia tem diversas passagens que nos ensinam a nos manter longe das bebidas. 

De quem são os ais? De quem as tristezas? E as brigas, de quem são? E os ferimentos desnecessários? De quem são os olhos vermelhos? Dos que se demoram bebendo vinho, dos que andam à procura de bebida misturada. Provérbios 23:29,30 

Recomendamos que você leia o trecho acima até o fim do capítulo, pois o assunto segue até o fim do capítulo. 

Se o nosso corpo é templo do Espírito Santo, não podemos perder o controle sobre ele, que é o que a bebida alcoólica, ou fermentada ocasiona. Perdemos o domínio sobre nós, vemos coisas distorcidas e nosso bom senso é perdido. 

Descanso 

Na correria do dia a dia, com família, emprego, igreja e muitos outros afazeres, levamos nosso corpo ao extremo. A Bíblia também tem algumas passagens interessantes sobre o descanso e o bom sono. 

O sono do trabalhador é ameno, quer coma pouco quer coma muito, mas a fartura de um homem rico não lhe dá tranquilidade para dormir. Eclesiastes 5:12 

No trecho acima, aprendemos a cuidar de nosso descanso. O corpo descansado é mais produtivo, para servir em casa, nossa família, para servir na igreja, para trabalhar bem. O corpo descansado e saudável é importante em nosso relacionamento com Deus, já que o nosso corpo é templo do Espírito Santo. Com o corpo descansado também estamos mais dispostos para assumir nossos compromissos na hora certa, com responsabilidade e dedicação. 

Atividades físicas 

Por fim, um importante item para manter nossa saúde em dia é a prática de atividades físicas regulares. Em Hebreus lemos uma alusão da nossa fé às atividades físicas. 

Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta. Hebreus 12:1 

Aqui somos motivados a nos dedicar à nossa fé, assim como o atleta se dedica à sua rotina de treinados. Paulo, aliás devia conhecer muito bem a figura do atleta. Em sua primeira carta aos Coríntios ele também compara a disciplina cristã com a rotina do atleta. 

Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. 1 Coríntios 9:25 

Como nosso corpo é templo do Espírito Santo devemos cuidar dele para que seja saudável e apto aos desafios do dia a dia. Imagine um missionário, que precisa viajar por países tão diversos, com preguiça de andar, ou impaciente nos aeroportos. O cuidar de nosso corpo tem relação direta com o exercício de nossa fé. Manter um corpo saudável é zelar pelo templo do Espírito Santo. Esperamos que você cuide bem deu seu corpo para que possa atuar na obra com empenho e dedicação. Portanto, lembre-se de se hidratar bem, descansar, se desintoxicar, se alimentar bem e realizar atividades físicas. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s