CURIOSIDADES

Pessach, o ovo e o chocolate

CRIANÇAS: — E que história é essa de “Ovos de Páscoa”?

HOMENS: — O ovo é símbolo da vida e da ressurreição. Sua forma circular alude ao ciclo da vida, e muitos seres vivos nascem de ovos.

MULHERES: — Além disso, diferente dos demais alimentos que quando cozidos amolecem, o ovo fica cada vez mais duro. Por isso gostamos de pensar no ovo como um símbolo de resistência. O povo de Deus, quanto mais oprimido, quanto mais maltratado, quanto mais perseguido, mais firme e mais forte na fé fica.

CRIANÇAS: — Mas… e o chocolate?

MULHERES: — Originalmente, a sobremesa desta refeição era feita com nozes, maçãs e vinho, e deveria ficar no formato de tijolos da cor do barro do Rio Nilo, para relembrar o trabalho que tínhamos que fazer como escravos no Egito. Só que, diferente do amargo das ervas da escravidão, a sobremesa deve ser doce, porque é uma referência à Terra que Deus prometeu nos dar, uma terra “donde mana leite e mel”.

HOMENS: — É provável que em alguma ocasião não houvesse maçãs ou nozes disponíveis na redondeza, então, alguém teve a ideia de usar o chocolate para completar a receita. Afinal, o chocolate tem a cor do barro. Por isso, hoje, nós também vamos comer estes ovos e estas barras de chocolate, lembrando que agora os “tijolos” que fabricamos não são os de faraó, mas os da nossa própria liberdade, conquistada mediante a perseverança na Paixão, e a esperança da Ressurreição.

(Photo by Michal Balog on Unsplash) 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s