ESPIRITUALIDADE

Tempos de Transição

24301270_10208122333734781_7167686525170791961_n
Vivemos num tempo de significante transição. Transição é um lugar [tempo, situação, posição, circunstância] desconfortável, não familiar, turbulento às vezes, entre nosso presente e o futuro que Deus tem para nós. Ela nos leva de uma realidade ou dinâmica para outra. É neste tempo de transição que Ele nos prepara para o que tem prometido para nós.
Quando começamos a transição natural para a próxima década (2020 é um ano enormemente significativo), uma transição no espiritual ocorreu. Estamos sendo transferidos de um tempo de oração e espera para um tempo de cumprimento de promessas proféticas: a realização, a conquista de algo desejado, prometido ou previsto; satisfação ou felicidade como resultado do desenvolvimento completo das habilidades ou caráter de alguém.
A partir de 2020 estamos entrando em um tempo de cumprimento maciço das promessas e palavras proféticas que o Senhor lançou sobre nós, individual e corporativamente nos últimos anos. Deus está despertando nossa fé e fazendo parceria conosco para cumprir Suas promessas e seus propósitos.
Estamos na porta da transição para entrar nesse tempo. Mas para termos o que nunca tivemos antes, precisamos nos tornar quem nunca fomos. A transição não é apenas sobre o ambiente e as situações, é sobre nós. Deus está nos mudando de quem nós fomos para quem Ele está nos chamando para ser. Vamos esperar as promessas de Deus e caminhar nelas.
Existem três fases desse processo de transição em que você pode se encontrar: o desconhecido, a morte e o replantio.
1. O desconhecido
O Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do seu povo e da casa de seu pai para a terra que eu te mostrarei.’ “(Gênesis 12: 1)
No processo de transição de Abrão, Deus o chamou para deixar tudo o que lhe era familiar. Ele teve que deixar a cultura e os costumes que ele conhecia para o desconhecido. Chegou a Padã Arã com seus familiares e ali ficou um tempo, mas Deus falou com ele para deixar aquela terra e seus familiares, porque ali não era seu lugar definitivo e sim transitório. Canaã era o seu destino final. E ele obedeceu.
O processo do desconhecido pode causar muita frustração, porque muitos elementos parecem instáveis e incertos. Quero encorajá-lo em relação a isso: você terá tudo o que precisa para passar por esse período de transição. Há uma graça sobrenatural para este deixar (lugar, pessoas…) que você vai precisar “deixar”.
2. Morte
A segunda fase dessa transição é o processo de morte. Nesse processo, há uma morte no que você sempre teve e sempre soube. Parece que você está perdendo algo precioso porque está desistindo do que é familiar. Há um luto que ocorre ao “deixar ir” o velho. O que está à frente é maior do que o que você está deixando para trás.
Aconteceu assim com Israel ao deixar o Egito. Como foi difícil para o povo deixar para trás o lugar, a comida, os hábitos, a mentalidade velha diante do novo. O lugar de transição para a Terra Prometida foi o deserto – 40 anos. O tempo foi longo demais, por quê? Pelo comportamento pecaminoso, pela atitude de reclamação, pela mentalidade negativa, incapacidade de aprender com seus erros, falta de fé e confiança em Deus. Qual tem sido o seu lugar de transição?
Você tem aceito morrer para aquilo que precisa ser deixado para trás? A mulher de Ló não aceitou morrer para o estilo de vida pecaminoso de Sodoma e Gomorra. Perdeu a vida e o futuro da sua família foi desastroso.
A chave para navegar neste lugar é a fé infantil; confiar em Deus enquanto Ele nos leva adiante através da transição. Deixe sua fé estar enraizada em Jeremias 29:11:
“Porque eu conheço os planos que tenho para você, declara o Senhor, planos para prosperar e não prejudicá-lo, planos para lhe dar esperança e um futuro.”
Ele tem um plano para levá-lo à esperança e ao futuro. O Senhor tem o seu melhor em mente neste período de transição.
3. Replantio
A terceira fase de transição é o replantio e reconstrução. Isso é como desenraizar uma planta que superou seu pote atual. Para que a planta se torne tudo o que pode ser, você deve replantá-la em vaso maior, o que lhe dará mais potencial e capacidade. Sua raiz pode ser mais profunda e a planta pode crescer maior, mais forte e mais frutífera.
Deus quer que aprofundemos nossas raízes nEle, durante este período de transição, para podermos dar mais frutos e sermos usados onde Ele quer nos levar.
Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se você permanecer em Mim e Eu em você, dará muito fruto; fora de Mim, nada poderá fazer.” (Jo 15.5)
O objetivo deste processo de transição é nos ajudar a crescer e sermos mais frutíferos, para que possamos lidar corretamente e possuir as promessas que estão por vir.
O povo de Israel já havia ficado mais de 400 anos no Egito , o povo crescera muito, não cabia mais naquele lugar. O tempo de sair daquela terra, o tempo da promessa feita a Abraão, de terem a terra de Canaã, chegara.
Talvez você já saiba que o tempo do lugar em que você mora, trabalha, da igreja que frequenta, do ministério que atua já se cumpriu. Talvez você já esteja a tempos neste processo de transição, sabendo que não dá mais para ficar ali, mas o novo ainda não está claro. Discirna o tempo de transição.Tenha clareza de visão – 20/20. Enraíze-se no Senhor. Esteja pronto para ser replantado em um vaso maior, pronto para deixar o conhecido, o familiar, o confortável e disposto a ir para o desconhecido que o Senhor planeja levá-lo, para o lugar do alargamento da sua tenda!
Estamos entrando em nossa maior estação de cumprimento de promessas proféticas! Há um lugar maior para você. Não perca o timing. Não morra sem viver a vida para a qual você nasceu!
  • Sandra Ramalho (referências: Jermaine Francis e Craig Cooney)

Categorias:ESPIRITUALIDADE, TECNOLOGIA

Marcado como:

1 resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s